Segunda-feira, 17/08
Nessas duas semanas iremos trabalhar o folclore valorizando também nossas histórias gaúchas.
Atividade Pedagógica: “A Lenda do Quero-quero"
- Contação da lenda.
- Após a contação, sugerimos os seguintes questionamentos:
- Quem apenas mora no Rio grande do Sul?
- O que os índios cominam?
- Quem podiam atacar os índios durante a noite enquanto dormiam?
- Quem ficou amigo dos índios?
- Você já viu um quero-quero?
Terça-feira,
18/08
Atividade Pedagógica:
Brincadeira Quero-Quero
- Para nossa brincadeira, terão que disponibilizar um espaço seguro.
- A brincadeira será um “ chefe mandou”. O aplicador ficará na frente da criança e ele dará ordens e a mesma terá que obedecê-las desde que seja dita pela palavra “ QUERO-QUERO”
- Exemplo:
Quero-Quero.......bate
palma
Quero-Quero.......senta.
Quero-Quero.......gire
Quero-Quero.......deite
no chão
Quero-Quero......pegue
duas coisas
- Assim, sucessivamente.
Quarta-feira 19/08
Atividade Pedagógica: “Experimento que voa”
- Sabendo que o nosso quero-quero gosta de voar, para nossa atividade necessitaremos de uma folha A4, fita adesiva ou grampeador.
- Acompanhe nosso vídeo:
Quinta-feira 20/08
Atividade pedagógica: “Criando um Quero-quero”
- Para nossa atividade iremos utilizar de 1 folha A4, diferentes folhas de plantas secas e verde; cola branca e canetinha.
- Mostre a imagem do quero-quero e permita, possibilite que a criança observe.
- A seguir questione a criança: qual a cor dos olhos do Quero-quero? Quais as cores que ele possui nas suas penas? Suas pernas são longas ou curtas?
- Proponha para a criança realizar um trabalho de colagem na Folha A4 e com as folhas das plantas recolhidas, sugerindo a partir da percepção da criança criar um Quero-quero.
- Com uso da canetinha poderá realizar os olhos, bico, pernas conforme a criatividade.
- Exemplo:
Sexta-feira,
21/08
Atividade Pedagógica: Hora da Música.
- Relacionada com a lenda da semana MÚSICA QUERO-QUERO | COMPOSIÇÃO GLAUCIA SILVA MACHADO.
- Segue no link:
https://www.youtube.com/watch?v=bxoohCsjC2Q
Nenhum comentário:
Postar um comentário