Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

BERÇÁRIO II - ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS 20/08 A 29/08

 QUINTA-FEIRA - 20/08/2020 

ATIVIDADE: BOLA AO CESTO
OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noção de espaço e força.
MATERIAIS: BOLAS , CESTO E OU CAIXA, BALDE E BACIA;
DESENVOLVIMENTO: COM O CESTO E OU CAIXA,BALDE E BACIA, COM UM METRO DE DISTÂNCIA DAS CRIANÇAS E DAS BOLAS. PEDINDO A MESMA PARA ARREMESSAR COM FORÇA,AS BOLAS DE UMA A UMA PARA ACERTAR NO ALVO.

 OBS: MOSTRE A CRIANÇA COMO FAZ


SEXTA-FEIRA 21/08/2020
 ATIVIDADE: Brincando de encaixar espaguete;
OBJETIVO: Ampliar a motricidade fina e coordenação olho e mão.
MATERIAIS: Escorredor de macarrão de plástico ou metal, macarrão Espaguete.
DESENVOLVIMENTO: Mostrar para as crianças os objetos que será utilizado na atividade, falando o nome de cada um, demonstrar como fazer, colocar cada macarrão nos orifícios do escorredor, depois deixar a criança realizar a atividade.






Segunda- feira 24/08/2020 
Atividade: Transferência de líquido; 
Objetivo: Aprimorar a coordenação motora e a coordenação olho e mão; 
Material: Uma garrafa ou jarra de plástico, 3 copos de plástico, água e tinta guache; 
Desenvolvimento: Encher a garrafa de água pela metade, colocar um pouco de tinta guache, para a atividade ficar mais divertida. em seguida colocar os copos em fila, demonstrar para a criança como será feita a transferência do líquido colorido, colocar o líquido em cada copinho até a metade dos mesmos (copinhos). Auxiliar a criança a realizar a atividade. Segue modelo!!





Terça-feira 25/08/2020
Atividade: Vamos dançar!
Objetivo: Ampliar as possibilidades de movimento da criança através da livre expressão e também da observação e imitação do adulto; Desenvolver a autonomia através da exploração do ambiente e do próprio corpo;
Material: Aparelho de som e tv;
Desenvolvimento: Selecione com antecedência a música e vídeo, anote a música que vai tocar, ouça a música e fique atento os movimentos que a música vai solicitar, convide a criança para ouvir música e ver os movimentos, depois vamos balançar o corpinho, ajudar a criança a realizar os movimentos sugeridos. observe os movimentos da criança, estimule a realizar os comandos sugeridos pela música. Música : A batalha do movimento. https://www.youtube.com/watch?v=8e3MBmvAv0k&feature=youtu.be



Quarta-feira 26/08/2020
Atividade: Caixa literária
Objetivo: Possibilitar à criança a construção dos procedimentos de manuseio e cuidado com os livros; Desenvolver com as crianças o gosto e o prazer pela leitura;
Material: Caixa com alguns livros para manuseio e exploração das crianças.
Desenvolvimento: Sente com a criança em um canto da sala organizado previamente com almofadas ou tapetes, que seja confortável. tire os livros com cuidado da caixa, mostre como folheá-los,manuseá-los. Enfatizar que há coisas maravilhosas dentro dos livros, imagens interessantes, algumas bonitas, outras feias! Mostre animais, princesas, castelos... Diga que o livro não pode ser rasgado e nem deve ser colocado na boca. Quando uma criança insistir em comportamentos assim, mostre a ela como fazer corretamente. Depois por escolher um para contar história ou colocar uma historinha para a mesma ouvir.. Segue sugestão (o gato de botas).



SEXTA-FEIRA 28/08/2020
ATIVIDADE: MASSINHA DE MODELAR
OBJETIVO: Que a criança perceba as transformações nas formas,texturas e nas sensações táteis dos elementos ao serem misturados a outros; Estimular a coordenação motora fina da criança, através de ações como: amassar, fazer bolinhas com a massa de modelar;
MATERIAIS: Embalagens plásticas; Massinha de Modelar; 2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; 1 colher de sopa de óleo. Anilina líquida ou em pó para colorir ou 1 pacote de suco em pó (daqueles bem baratos, pois contém mais corante e o efeito é melhor). Uma vasilha. Modo de preparo: misturar todos os ingredientes em uma bacia e sovar bem, até desgrudar das mãos. 

DESENVOLVIMENTO: Faça a experimentação tátil e a degustação dos ingredientes com a criança, antes de iniciar o preparo da massa. Depois a ajude a misturar os ingredientes na bacia e por último use a anilina (corante ou suco em pó) para dar cor à massa, que estará pronta para receber a coloração quando desgrudar das mãos. Pode preparar massinhas de cores diferentes. Depois que a massinha estiver pronta, divida-a em parte se dê para a criança brincar. Mostre como amassar, fazer bolinhas, cortar a massa com forminhas e etc







Nenhum comentário:

Postar um comentário